(...) A situação exposta neste documentário revela-se mais profunda do que o relato do quotidiano de uma classe média peruana fustigada pela crise politica e económica que o país atravesa. Ainda que, só por si, esta associação entre política e economia já nos [mostre] a força dest[as] dimensões estrutura[ntes] das sociedades na alteração dos [estilos] de vida e dos seus constituintes básicos: as pessoas e os seus sistemas relacionais. "Metal e Melancolia" expressa a adopção de estratégias forçadas pela situação do país, mas revela também como se posicionam os diversos "taxistas de ocasião " [face ao] papel [que se vêem forçados a desempenhar]: para uns existe a clara consciência do privilégio e poder [conferido] pelo facto de possuirem carro,(...): manter a casa, a familia e o status minimo de apego a um nivel de vida que antes possuíam. Para outros esta estratégia é uma revolta e quase uma resistência assumida contra os causadores deste mal social colectivo.: os políticos e a sua má governação. Assim, transportam todos consigo a melancolia de um passado onde tudo foi melhor (...). Na realidade dos factos, a dura opção por uma estratégia de vida não idealizada, transporta consigo valores morais contraditórios: o papel da mulher na sociedade peruana e a opção por uma sobrevivência/indepêndencia possibilitada pela vida de taxista pervalecem.A resistência à crise é possibilitada pelo facto de se conhecerem e se lhe identificarem as origens.O posicionamento de resignação face ao conflicto asocial existente faz comque as estratégias obedeçam às regras de um" jogo politico" no qual manter um distanciamento saudável é garantia de sobrevivência. A situação vivida em Lima pode ter paralelo com outras que, em tempos de crise, são adoptadas em outros lugares.Em Cuba, fruto da situação de bloqueio e da conjuntura económica e politica, são frequentemente adoptadas estratégias similares. Mas também numa Europa dita desenvolvida podemos encontrar estratégias de duplo ou triplo emprego, com as mesmas razões - manter um nivel de vida de acordo com o padrão de referência que cada um adopta para si. Como refere E.Leach, não são as mesmas situações que estamos a comparar, mas sim a possibilidade de, em contextos diferentes, obtermos um padrão de estratégias sociais semelhantes dentro de modelos contraditórios.Talvez este documentário materialize de forma exemplar uma teoria da prática como a identificou P. Bourdieu. O habitus e o capital social destes personagens permitiu-lhes adoptar estas estratégias que outros ( os vendedores de agendas, ou os vendedores de rua) não puderam assumir dentro de um mesmo contexto de crise nacional.
António Mestre ( AB1)
No comments:
Post a Comment